domingo, 30 de julho de 2017

Luiz Felipe Munhoz Campelo, um dos maiores jipeiros que já conheci!

No que estou pensando?
Pensando e refletindo.
Em 1984 adquiri meu primeiro veículo 4x4, um jeepinho 1951, para utilizá-lo nas trilhas com a família.
Em dezembro de 1984, conheci as atividades do Jeep Clube de Curitiba que tem como lema "preservar a vida e a natureza" e que nesta data estava organizando um passeio.
Eu estava na loja HM (patrocinadora) e acompanhei a saída dos veículos com muita vontade de poder acompanhar, mas não podia por problemas pessoais.
Em 1985, surgiu a vontade de competir, comecei a acompanhar as atividades do JCC e me inscrevi para participar, do meu primeiro evento oficial que era o Jeep Raid Trilha da Onça, mas não consegui um navegador, não larguei e fiquei observando a quantidade de jeep's largando com seus pneus originais. No ano de 1986 estava eu com meu jipinho com pneus 6.00/16 e meu navegador no I Jeep Raid da Meia Noite. Foi uma imensa alegria largar uma imensa multidão bloqueando as ruas e apenas deixando os competidores passarem.
Era muito divertido participar dos passeios e competições com o jipinho com pneus 6.00/16. Em locais difícies usávamos correntes nos pneus e quando não eram necessárias eram retiradas para não danificar o piso. Assim, se seguia o lema do clube que era "preservar a vida e a natureza".
Nesta época, era possível comprar um veículo 4x4 nas revendas e utilizá-los sem grandes modificações. E hoje?
Com o passar do tempo, muitos veículos foram surgindo e modificados a tal ponto que só eles são os usuários da maioria das trilhas e sendo que muitos destes jipeiros não são sócios do JCC.  Talvez a maioria nem sabe do lema do JCC.
Na minha humilde opinião, estes veículos especiais deveriam ser utilizados em áreas de reflorestamentos e em provas de extreme.
Em meu último passeio, em junho passado, fui abordado por um sitiante que me perguntou o que eu estava fazendo. Eu respondi que estava fazendo umas trilhas da região. Tive um triste diálogo. Ele me argumentava que "parece que vocês sabem quando o prefeito manda a máquina para arrumar nossas estradas para depois vocês retornarem e acabarem com tudo. Já estou de saco cheio de vocês. Tenho que sair do meu sítio todos os dias e dai como fica? Vou ter que fazer um B.O." Foi muito difícil argumentar e me pergunto: será que os sitiantes merecem estes sacrifícios?
Nas tardes de domingos, vemos muitas postagem no Facebook de jipeiros com seus super preparados veículos rodando nas trilhas. E ai me pergunto: será que o lema do JCC é difícil de ser seguido em PRESERVAR A VIDA E A NATUREZA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário